top of page

Projeto de pesquisa: Fronteiras culturais na busca por Antiguidades plurais: gênero, "sexualidades", magia e identidades.

 

 

Este projeto de pesquisa, ligado ao Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM - GEMAM/UFSM, tem como objetivo desenvolver estudos históricos sobre as problemáticas das fronteiras culturais na Antiguidade e as representações posteriores deste período em quatro aspectos: fronteiras entre grupos étnicos e entre identidades culturais construídas historicamente, tênues fronteiras entre representações da magia e representações religiosas, fronteiras entre as diferentes construções culturais de "sexualidade" e gênero (masculino/feminino) e fronteiras entre períodos históricos e os "usos do passado". Desta forma, nosso projeto operacionaliza o conceito de fronteiras não como um limite estanque entre Estados, mas como espaço simbólico de contatos, trocas, conflitos e relações de poder, buscando a análise das construções de identidades, alteridades e modos de ação e negociação de grupos. Neste sentido, as pesquisas abarcadas por este projeto visarão repensar as pluralidades das experiências culturais no período comumente conhecido como Antiguidade e os "usos" de elementos deste contexto em outros períodos históricos por meio, especialmente, de documentos escritos. Não negamos a importância da cultura material no tipo de abordagem aqui apresentada e, embora nosso foco seja na análise de textos, consideraremos a cultura material quando houver material disponível para análise. Diante disso, visamos pensar nas representações sobre fenômenos identitários, de integração, de magia, de "sexualidade" e de gênero e como tais fenômenos são construídos em fronteiras na relação nós/outros. O aporte teórico do projeto advém da Nova História Cultural em diálogo com os Estudos Culturais e seus desdobramentos nos Estudos pós-coloniais.

 

Palavras-chaves: Antiguidades; Fronteiras culturais; Magia; Gênero.

 

Coordenadora/Orientadora: Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (Departamento de História da UFSM)

 

Número de registro no SIE/UFSM: 041482

 

Linhas de Pesquisa:
Identidades, fronteiras, integração e poder;
Magia, gênero e religiosidades;
Sexualidades, corporalidades e representações.

Projeto de pesquisa: Barbaridade: identidades e alteridades em representações do outro por escritores romanos.

 

Durante o Império foi construída uma identificação greco-romana entre os grupos das elites, identificação essa que foi um fator de coesão no mundo imperial romano, embora as culturas dentro do Império fossem muito mais plurais que isso. Dentre os historiadores que trabalham como tal percepção podemos citar, por exemplo, Janet Huskinson (2000) e Andrew Wallace-Hadrill (2008). Os escritores do Império Romano, inseridos nesse espaço discursivo comum, se utilizaram da ideia de bárbaros versus civilizados que fora criada pelos gregos antigos, mas de maneira ressignificada conforme o momento histórico em que viviam, os anseios e objetivos que almejavam e a relação estabelecida entre o escritor e os povos representados. Desta forma, através das análises de textos de escritores do período imperial romano podemos perceber como as construções das identidades culturais são negociáveis, flexíveis e não estanques e imutáveis, dependendo de jogos de representações e poder. Diante disso, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é analisar documentos textuais escritos por autores romanos, de língua latina ou grega, buscando a compreensão de representações de povos considerados bárbaros pelos escritores, em processos de formação de identidades e alteridades. Visamos, da mesma forma, estudar elementos culturais específicos dos povos considerados como bárbaros, tais como aspectos da religiosidade, organização social, guerra, etc., na visão dos escritores e no contato com a cultura imperial romana.

 

Palavras-chaves: Império Romano; Bárbaro; Fronteiras culturais; Identidades; Alteridades.

 

Coordenadora/Orientadora: Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (Departamento de História da UFSM)

 

Número de registro no SIE/UFSM: 044398

Projeto de extensão com apoio do GEMAM: II Ciclo de Cinema: Série Vikings

 

Este projeto visa a apresentação da série televisiva Vikings (2ª temporada), assim como pretende trazer ao público uma conferência virtual do Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE), apresentações dos alunos do curso de História da UFSM sobre a cultura viking, com comentários e debates sobre o contexto histórico do povo nórdico nos primórdios da Cristandade Ocidental. O projeto também visa fomentar debates sobre a utilização dos recursos audiovisuais para o ensino e difusão do conhecimento histórico.

 

Coordenadora/Orientadora: Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (Departamento de História da UFSM)

 

Número de registro no SIE/UFSM: 040478

 

Participantes:
Docente:
Prof. Dr. Carlos Armani (Departamento de História da UFSM)
Discentes:
Augusto Castanho da Maia Petter
Calison Eduardo Santos Pacheco
Gabriel Freitas Reis
Jéssica Fernanda Arend
Luana da Silva de Souza
Marjori Pacheco Dias
Sabrina Cauduro
Sandra Michele Roth Eckardt
Rodrigo dos Santos Oliveira

Projeto de extensão com apoio do GEMAM: III Ciclo de Cinema “Série Vikings” - 3ª temporada

 

Este projeto de extensão visa a apresentação da 3ª temporada da série televisiva “Vikings” (History Channel), assim como visa trazer ao público uma conferência virtual, gravada pela equipe Multiweb UFSM e transmitida ao vivo via internet, com a Profa. Ma. Luciana Campos (UFPB/NEVE), uma oficina de runas com o Prof. Me. Pablo Dobke (GEMAM/UFSM), apresentações dos alunos do curso de História da UFSM sobre a cultura nórdica medieval e debates sobre o contexto histórico medieval chamado de “era viking”. Cumpre ressaltar que neste ciclo buscaremos destacar os papeis históricos das mulheres nórdicas medievais, tema da conferência e de algumas comunicações. O evento em questão é promovido por alunos e alunas do curso de História, sob coordenação geral da Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva, com apoio do Departamento de História da UFSM, do curso de História da UFSM e do Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo e Medieval da UFSM - GEMAM/UFSM. A iniciativa tem como público-alvo tanto alunos do curso de História da UFSM, como toda comunidade acadêmica e a sociedade em geral, uma vez que as exibições, a conferência virtual, as comunicações, a oficina e os debates serão abertos.

 

Palavras-chave: “Série Vikings”; Cinema e História; Idade Média, Era Viking, Povos nórdicos medievais.

 

Coordenadora: Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (Departamento de História da UFSM).

 

Número de registro no SIE/UFSM: 041484

 

Participantes discentes:
Angélica Cicconet
Anita Sifuentes
Augusto Castanho da Maia Petter
Calison Eduardo Santos Pacheco
Débora Faccin
Gabriel Freitas Reis
Jéssica Fernanda Arend
Luana da Silva de Souza
Luíza Batú Rubin
Marjori Pacheco Dias
Pablo Dobke
Sabrina Cauduro
Rodrigo dos Santos Oliveira

 

Projeto de extensão: Telecine Clio. Filmes, séries e debates sobre o Mundo Antigo e Medieval.

 

Este projeto de extensão tem como objetivo exibir filmes e séries televisivas inspirados em temas da Antiguidade e Idade Média, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Buscaremos fomentar debates sobre a relação das produções cinematográficas contemporâneas e a história/historiografia e sobre questões relativas às recepções da Antiguidade e do Medievo. Procuraremos, com isso, desafiar um olhar crítico, analisando como essas narrativas constroem visões sobre os contextos históricos em questão, enfatizando conflitos sociais, políticos, econômicos e/ou culturais com olhares contemporâneos às suas produções. A iniciativa tem como público-alvo interessados na relação entre Cinema e História, tanto alunos do curso de História da UFSM, assim como toda comunidade acadêmica e a sociedade em geral, uma vez que as exibições e debates serão abertos.

 

Palavras-chaves: Cinema e História; Antiguidade; Idade Média; Apropriações.

 

Coordenadora: Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (Departamento de História da UFSM).

 

Número de registro no SIE/UFSM: 041512

Coleção editorial com apoio do GEMAM: Coleção Estudos sobre o Mundo Antigo e Medievo Editora Prismas

 

Os estudos sobre a Antiguidade e o Medievo são áreas do saber que despertam interesse entre os mais diversos leitores. Desse modo, a Coleção Estudos sobre o Mundo Antigo e Medieval emerge com uma proposta de divulgar e interagir as pesquisas produzidas no espaço acadêmico com os múltiplos setores da sociedade que são ávidos pelo conhecimento sobre esses grupos. Em tal locus almejamos trazer para debate conceitos, práticas e representações desses antigos homens que permeiam nossas bases de pensamento até os dias de hoje. Ressaltamos que o projeto abrange análises que perpassem pelos campos da História, Filosofia, Arqueologia, Estudos Clássicos, Teoria-Metodologia e Práticas de Ensino; assim temos como recorte temporal a Antiguidade e o Medievo. Nessa perspectiva demarcamos que a nossa coleção se constitui por um esforço coletivo contendo parceiros de diversas IES do Brasil e do Exterior, com objetivos de publicizar nossos estudos nas respectivas formas:

 

- Publicação de Dissertações e Teses; - Publicação de obras com contribuições coletivas; - Publicação de livros com único autor; Direção Científica: Carlos Eduardo da Costa Campos PPGH/UERJ - CAPES Carolina Kesser Barcellos Dias - UFPel Conselho Consultivo: André Bueno - UERJ Camila Diogo Souza - USP Carmem Soares - Universidade de Coimbra Carolina Kesser Barcellos Dias - UFPel Claudia Beltrão da Rosa - UNIRIO Gabriel de Carvalho Godoy Castanho - UFRJ José Maria Neto - UPE Ian Wood - University of Leeds Margaret M. Bakos - UEL Conselho Editorial: Alexandre Moraes - UFF Anderson Martins Esteves - UFRJ Arthuro Sanchez Sanz - Universidad Complustense de Madrid David Ambrogio Faoro - Università di Bologna Maria Cecilia Colombani - Universidad de Morón e Universidad de Mar del Plata Mariano Spléndido - Universidad de La Plata Moisés Antiqueira - UNIOESTE Paulo Duarte - UFRJ Renan Marques Birro - UNIFAP Roberta Alexandrina da Silva - UFPA Semíramis Corsi Silva - UFSM

 

Site da coleção: http://editoraprismas.com.br/produto/7663231/Colecao-Estudos-sobre-o-Mundo-Antigo-e-Medievo

Projeto de extensão criado pelo LECA-POIEMA/UFPel e cedido para atividades do GEMAM: Letrinhas

Projeto de extensão: Trajetórias de pesquisa: entre café, mate e histórias.

 

O objetivo deste projeto de extensão é realizar apresentações de trajetórias profissionais de pesquisa e debates com professores/pesquisadores convidados, especialmente profissionais da área da História da Antiguidade (Oriental, Clássica e Tardia), de forma descontraída e agradável, sem as imposições formais de uma conferência. Assim, durante as palestras buscaremos também servir ao convidado e ouvintes café e mate. Esperamos com esse rigor menor às formalidades atrair o público jovem de estudantes para um contato mais próximo com os profissionais convidados, deixando também nossos convidados à vontade para falarem sobre seus projetos e suas experiências acadêmicas. As apresentações e debates serão abertos para todos os estudantes da UFSM, assim como para a comunidade em geral, mas serão voltados, especialmente, aos alunos e alunas de graduação do curso de História e também aos interessados do PPGH da UFSM. Acreditamos que o contato dos estudantes com as trajetórias profissionais e com os relatos de experiências de diferentes profissionais da História pode ser muito motivador. Além disso, são momentos propícios para a descoberta de temas de pesquisa, formas de abordagem e aspectos sobre como organizar e planejar projetos de vida profissional, assim como planejar possíveis publicações acadêmicas. O projeto objetiva realizar pelo menos um encontro semestral, mas a ideia é tentar aproveitar as vindas de profissionais para bancas de defesas e outros eventos maiores e convidá-los para uma conversa descontraída e enriquecedora com nossos alunos e alunas.

 

Coordenadores:                              

Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (Departamento de História da UFSM).

Prof. Me. Pablo Dobke (PPGH-UFSM)

 

bottom of page