O Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM - GEMAM/UFSM tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas na área de História Antiga no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Além disso, o grupo se propõe a fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes da UFSM com outras universidades brasileiras e estrangeiras, assim como pretende promover eventos na área em questão (Jornadas, Ciclos de Cinema, Seminários de Pesquisa, Exibição e Debates de filmes, etc.) na UFSM.

 

No âmbito da pesquisa acadêmica, nos dedicamos aos temas ligados à Antiguidade Clássica e Oriental e ao período de transição da Antiguidade para o Medievo (Antiguidade Tardia). Visamos, no entanto, discutir, especialmente, temas ligados às construções identitárias e aos processos de integração na Antiguidade Mediterrânica, repensando, desta forma, tais períodos na perspectiva da existência de outras Antiguidades. Tal proposta significa buscar novos olhares histórico-antropológicos para diferentes sociedades antigas em contato e troca, almejando perceber construções de identidades/alteridades em fronteiras culturais. Nesta análise, o Mar Mediterrâneo entra como um dos possíveis espaços para interpenetrações culturais e negociações entre os povos e sociedades por nós estudados, embora não desconsideremos outros espaços em nossas pesquisas sobre o Mundo Antigo.

 

O site do GEMAM busca contribuir com o crescimento dos estudos sobre a Antiguidade no Brasil com a divulgação de materiais, eventos, notícias e pesquisas. As contribuições para o site serão bem vindas, mas sempre serão analisadas pela coordenação antes de possíveis publicações.

 

 Semíramis Corsi Silva

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em História pela UNESP/Franca

Coordenadora do GEMAM/UFSM

Pesquisadora do LEIR, G.LEIR-UNESP/Franca e ATRIVM/UFRJ.